Psicólogo ou Psiquiatra? E agora?
- Psicóloga Jennifer Andrade
- 28 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Quando você pensa em saúde mental, qual profissional vem à sua mente? O psicólogo ou o psiquiatra? Ou você acha que os dois são a mesma coisa?
Então essa é a hora de esclarecer esse "mal entendido"!
Começando pelas semelhanças, tanto o psicólogo quanto o psiquiatra estudam a mente humana, e talvez venha daí esse engano que as pessoas fazem! O termo psique é originada do grego psykhé, que é usada para descrever a alma ou espírito. Também é usada com a conotação de mente ou ego. Tanto o psicólogo, quanto o psiquiatra, têm como objeto de estudo, a mente humana, porém, com objetivos diferentes. Vamos lá!
O psicólogo tem formação superior em PSICOLOGIA, ciência que estuda os sentimentos, as emoções, as atitudes e os comportamentos humanos. No decorrer do curso de formação do psicólogo, o mesmo realiza estudos que o habilitam a realizar psicoterapia, psicodiagnóstico, avaliação psicológica, orientação psicológica, grupoterapia, dentre outros. O psicólogo auxilia na identificação daquilo que compromete o estado de equilíbrio emocional do paciente.
A psicoterapia tem a função de buscar, junto com o paciente, melhores formas de enfrentamento para lidar com suas questões o tornando responsável e ciente de suas escolhas, buscando melhor autoconhecimento para o paciente.
Dentre os instrumentos de trabalho do psicólogo estão: a escuta, a observação e os testes psicológicos. E, jamais, o psicólogo irá prescrever nenhum medicamento.
O psiquiatra, por sua vez, tem sua formação superior em MEDICINA e, após ter concluído sua formação, realiza uma especialização em psiquiatria. O objetivo do tratamento psiquiátrico é identificar transtornos mentais e tratar através da prescrição de medicamentos, indicação de exames (quando necessário) e acompanhamento do paciente ao longo do tratamento.
Quer saber qual profissional é melhor? Aquele que é ético e que busca ajudar seu paciente de forma INTEGRAL! Portanto, nem o psicólogo, nem o psiquiatra são melhores, o trabalho dos dois deve ser complementar, em muitos casos, visando o bem estar do paciente, com isso, o melhor profissional é aquele que percebe e valoriza a importância do outro e encaminha quando necessário!

De forma geral, o psiquiatra irá tratar o SINTOMA, o psicólogo irá ajudar a buscar e tratar a ORIGEM do sintoma!
Ainda tá em dúvida de quem procurar? Aqui vão algumas dicas!
1. Os sintomas que você está apresentando estão atrapalhando/paralisando a sua vida? Diminuiu o seu rendimento no trabalho/escola, nas suas relações sociais/familiares? Procure um psiquiatra ou um psicólogo. Ambos poderão te orientar sobre o que fazer.
2. JAMAIS tome medicação psiquiátrica por conta própria, porque fez bem pro vizinho ou pro cunhado da amiga, VOCÊ NÃO É ELE, e o que faz bem pro outro pode não fazer bem pra você! Se quiser/achar que precisa tomar medicação, procure um psiquiatra!
3. Como eu disse mais acima, o tratamento medicamentoso sem o acompanhamento psicológico é como “enxugar gelo”. Você irá tirar o sintoma, mas não as causas, desta forma, logo ficará doente de novo.
4. Está realmente motivado a mudar sua maneira de lidar com a sua vida e está disposto a olhar para si? Quer entender melhor as causas e a origem do seu mal estar emocional? Procure um psicólogo!
5. Tem urgência em melhorar, pois seus sintomas estão lhe impedindo de seguir em frente? Não está disposto a pensar sobre si mesmo? Procure um psiquiatra!



Comentários