top of page

Por que é tão difícil cuidar da gente quando nos tornamos mães?

  • Foto do escritor: Jennifer Andrade
    Jennifer Andrade
  • 29 de jan. de 2021
  • 1 min de leitura



Parece que depois que nos tornamos mães ganhamos uma carteirinha de super-heroína, e junto com ela um "juramento" de ter que dar conta de tudo.

Não há espaço para erros ou falhas, não há espaço para choro ou raiva. Não há espaço! Todos os espaços estão ocupados, ou pelo bebê, ou por todos os outros papéis já antes ocupados e que precisam, mais do que nunca, estarem perfeitos, ou corre-se o risco de dizerem que você é uma mãe ruim ou que só sabe ser mãe.


Nem sei qual super-heroína te cobram ser: mulher maravilha, mulher elástico... talvez todas. Mas a verdade é que somos humanas!


É doloroso saber que somos falhas, que sentimos raiva, cansaço físico e mental, sono, sentimentos ambivalentes que parecem não fazer sentido, mas eles estão lá, todos presentes.


E seguimos fugindo deles, tentando negá-los e tentando a qualquer custo corresponder às expectativas. Mas cadê você, mãe?


Onde ficam as suas expectativas, os seus sonhos, as suas aspirações? O bebê pode fazer parte de todas elas, mas você precisa se incluir na sua própria vida. Você precisa ter espaço na sua própria agenda. Você precisa se (re)conectar com você mesma.


Mas, por que é tão difícil cuidar da gente?


Talvez o primeiro passo seja entender e repetir pra você mesma que VOCÊ IMPORTA! E que, assim como o bebê precisa de cuidados, você também precisa. Cada um ao seu jeito, é claro, mas você também precisa de colo e de amor.


Marca outras mães aqui nos comentários para lembrá-las que elas importam!


Texto 4/30 #30textosjuntas


 
 
 

Comentários


Contato

Tel: (91) 99229-2257

​contato@psicologajenniferandrade.com

Belém, Pará, Brasil

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

Nome *

Email *

Mensagem

Obrigada pelo seu contato!

© 2017 por Jennifer Andrade

bottom of page