top of page

Preciso ir ao psicólogo, mas… algumas barreiras para iniciar a psicoterapia.

  • Psicóloga Jennifer Andrade
  • 9 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Quando algo acontece em nossa vida e percebemos a necessidade de buscar um psicólogo, seja porque algo deu errado, ou porque você está se sentindo infeliz, percebeu que está deprimido ou com medo, ou porque está sentindo a necessidade de se conhecer melhor... junto com essa sensação vem também o medo e a insegurança, e geralmente a primeira pergunta: "Mas o que eu vou dizer ao psicólogo?", ou "Mas psicólogo é coisa pra 'doidos', o que vão dizer de mim se souberem que estou fazendo esse tipo de tratamento?".

Geralmente esses sentimentos de medo e insegurança vêm acompanhados de curiosidade e ansiedade, uma vez que um novo mundo se abre, um mundo desconhecido e estranho, ainda rodeado de preconceitos.

Toda essa mistura de sentimentos é natural, pois tudo o que é novo e que nos tira da nossa rotina traz medo e abre possibilidades pra novas experiências.

E, afinal, não é qualquer experiência nova, é uma viagem para o interior de si mesmo, é abrir o baú da vida onde existem experiências incríveis e outras extremamente dolorosas e fraquezas... E não é só isso, é abrir esse baú ao lado de uma pessoa "estranha", é revelar os segredos mais íntimos para um outro.

E é exatamente ai que quero chegar, conhecer o profissional que você irá contratar é FUNDAMENTAL, pois você e seu/sua terapeuta irão iniciar um processo extremamente importante e que irá mudar sua forma de ver a sua vida e o mundo. Pra isso, é importante que esse profissional seja ético, respeitoso e que você se identifique com ele/ela.

E ai, muitas vezes, depois da decisão que você tomou de cuidar das suas emoções vão surgindo no meio do caminho vários entraves que podem fazer você desistir, aquele "MAS" que muda tudo e faz você voltar atrás.

Pra que isso não aconteça, estou escrevendo esse texto com algumas das principais "pedras no caminho" que fazem com que você não chegue ao psicólogo.

Espero te ajudar!

Você DECIDIU que quer cuidar da sua saúde mental e começa a fazer pesquisas, conversar com amigos e conhecidos....

E ai tem aquelas pessoas que "adoram" expressar opiniões que não favorecem o outro, do tipo:

- "Mas você vai pagar pra conversar? eu posso fazer isso de graça!"

- "Eu já vi na televisão e, sinceramente, não acho que vale a pena você ir porque eles só ficam calados e só respondem com perguntas!"

- "Você vai e uma sessão já será o suficiente pra você resolver as coisas!"

Dentre tantas outras opiniões que você provavelmente já ouviu.

E ai você ouve tudo isso e já pode parar bem ai mesmo e nem chegar a entrar em contato com nenhum psicólogo para esclarecer suas dúvidas a respeito do tratamento, pois você já estava mesmo cheio de incertezas.

O medo de FALAR!

Pois é, falar pode ser extremamente assustador muitas vezes e só em pensar naquele acontecimento da sua vida que você nunca contou a ninguém já pode fazer tremer a espinha!

Para muitas pessoas esta é uma dificuldade tão grande que o início da psicoterapia pode tomar um caminho tortuoso quando as resistências são tão grandes que se transformam em uma verdadeira armadura.

Para isso eu posso lhe esclarecer que o psicólogo irá ouvir sua história sem nenhum preconceito e com extrema atenção, nosso principal instrumento é a palavra e é através dela que poderemos encontrar um novo significado para a sua história e para a sua vida.

"Eu já vivi todos esses anos com essa dor, então deixa como está mesmo!"

Bom, é uma escolha! Mas você já parou pra pensar o quanto você está ganhando convivendo esta dor? E o quanto você está perdendo ou já perdeu?

Muitas vezes as pessoas acabam se acostumando com suas dores. Parece estranho né?! mas é bem verdade, algumas pessoas podem ter ganhos secundário com seu sofrimento, uma "vitimização" junto a sua família em virtude do ocorrido e ai a psicoterapia poderia "atrapalhar" a rotina que já está "ok", mas também poderia possibilitar novas formas mais saudáveis para lidar com tais experiências, fechar essa janela para abrir uma porta.

Procure indicações, fale com pessoas que já se beneficiaram do tratamento psicológico, conheça os benefícios de cuidar das suas emoções!
Quem cuida da mente, cuida da vida!


 
 
 

Comentários


Contato

Tel: (91) 99229-2257

​contato@psicologajenniferandrade.com

Belém, Pará, Brasil

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

Nome *

Email *

Mensagem

Obrigada pelo seu contato!

© 2017 por Jennifer Andrade

bottom of page