Psicologia e Saúde? Qual a relação entre elas?
- Psicóloga Jennifer Andrade
- 17 de out. de 2017
- 2 min de leitura

TODA!
A Psicologia e a saúde são áreas que se entrelaçam e não conseguem andar separadas.
A Psicologia da Saúde é uma especialidade da psicologia que busca melhor compreender as questões relativas à saúde das pessoas. Ela se preocupa com a compreensão pedagógica, científica e específica da Psicologia. Dentre os principais objetivos da psicologia da saúde estão: a promoção e manutenção da saúde e à prevenção de doenças.
A intervenção de psicólogos na saúde, além de contribuir para a melhoria do bem-estar psicológico e da qualidade de vida das pessoas nos serviços de saúde, pode também contribuir para a redução de internações hospitalares, diminuição da utilização de medicamentos e utilização mais adequada dos serviços e recursos de saúde.
A finalidade da psicologia da saúde é contribuir para que a pessoa consiga atravessar a experiência do adoecimento. O psicólogo irá, portanto, auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela doença ou, em outros casos, pela hospitalização, ele irá "segurar na mão e caminhar ao lado".

É através da fala que expressamos nossos sentimentos e emoções, nossas angústias e descontentamentos, é através da fala que colocamos para fora aquilo que "aperta no peito" e que "engata na garganta". Portanto, é através deste recurso que a dor de se descobrir doente pode encontrar um novo lugar. A pessoa deve ser vista e escutada para além do corpo biológico enfermo que necessita de cuidados médicos. É preciso que ela seja escutada em sua angústia de saber-se doente, nas perdas relacionadas à isso, nas emoções que estão relacionadas ao adoecimento.

Quando alguém adoece não é apenas ela que pode se desestabilizar, mas toda a sua família, uma vez que, não estamos preparados para o inesperado. Desta forma, o imprevisto e o acaso da doença podem desencadear um momento de crise e, neste caso, o Psicólogo atua para que os envolvidos desenvolvam formas mais saudáveis para lidar com a situação.
E o psicólogo da saúde atende apenas no hospital?
Não! O psicólogo da saúde pode estar em qualquer lugar onde houver pessoas vivenciando a experiência de adoecimento ou familiares destas pessoas. Em casa, no consultório particular, nos serviços de saúde, nas comunidades, enfim, em qualquer lugar.
É preciso indicação médica para que seja realizado acompanhamento psicológico?
Não! A qualquer momento que for identificada a necessidade, seja por parte do próprio paciente, seja pela família, o psicólogo pode ser procurado. E, dependendo da queixa, esse atendimento pode ser realizado na casa do paciente, no consultório, pode ser individual ou em grupo, o que for melhor e possibilitar maior bem estar e melhor qualidade de vida.




Comentários