top of page

Cuidar de si não é um ato egoísta!

  • Psicóloga Jennifer Andrade
  • 24 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2020


Só o título dessa publicação já te soa libertador?

Então acredite, você pode e deve cuidar de si antes mesmo de cuidar do outro e isso não significa ser egoísta! Você já andou de avião? Ao iniciar um vôo a equipe do avião apresenta as medidas de segurança:

"Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do compartimento de cima de sua cabeça. Por favor, coloque a máscara de oxigênio PRIMEIRAMENTE EM VOCÊ, antes de auxiliar crianças pequenas e outras pessoas que precisem de ajuda!"

Antes de olhar para o outro, é importante olharmos para dentro de nós. Isso é fundamental pois a forma com que enxergamos o mundo é um reflexo da maneira de como estamos. Então, é exatamente isso! Quando não estamos internamente bem, tudo ao nosso redor parece mudar de cor, pois enxergamos o mundo através das nossas emoções, são elas quem são responsáveis pelas cores ao nosso redor, elas são a janela através da qual olhamos para o mundo. É por isso que quando alguém está deprimido, ou ansioso, ou com sua saúde mental em falta, a programação mais interessante que você possa imaginar não parece ter graça.

Quando passamos a maior parte do nosso tempo nos dedicando ao outro e não paramos um minuto para olhar para dentro, para nós, essa "janela" parece ficar suja e com o passar do tempo tudo ao redor parece mudar de cor, fica "encardido". Cuidar é dar atenção, é proporcionar bem-estar, é dar carinho... e porque não cuidarmos de nós mesmos?

O que fazer para cuidar de si:

  1. Colocar na sua agenda um compromisso com você mesmo;

  2. Parar um minuto da correria diária para sonhar e correr atrás dos seus sonhos;

  3. Dormir e comer bem;

  4. Ter tempo para fazer algo que lhe dá prazer;

  5. Não adiar aquele encontro com um amigo distante;

  6. Estar em família e/ou entre amigos;

  7. Fazer uma atividade física;

  8. Desacelerar;

  9. Cultivar boas emoções;

  10. Aprender a dizer NÃO!

Se você passa a maior parte do tempo cuidando de outras pessoas, ou fazendo aquilo que as pessoas lhe pedem sempre (mesmo a contra gosto), então essa é a hora de PARAR, e cuidar de você! Mesmo que você tenha alguém doente em casa e você seja o principal cuidador, mesmo que você tenha uma profissão de cuidado (como área da saúde, por exemplo), mesmo que você encontre mil razões, ainda assim, você precisa estar na frente disso tudo. Pode ter certeza que as pessoas ao seu redor vão sentir a diferença, e você cuidará muito melhor do outro quando estiver bem consigo mesmo(a), mas principalmente, você será muito mais feliz quando perceber que você é sua prioridade!

 
 
 

Comentários


Contato

Tel: (91) 99229-2257

​contato@psicologajenniferandrade.com

Belém, Pará, Brasil

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

Nome *

Email *

Mensagem

Obrigada pelo seu contato!

© 2017 por Jennifer Andrade

bottom of page