Como ajudar uma mãe durante a quarentena? É possível ser Rede de Apoio na pandemia!
- Jennifer Andrade

- 28 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

O puerpério em si já é um momento solitário! Muitas mães acabam recebendo algumas visitas ali nos primeiros dias de vida do bebê, visitas querendo ver o bebê e preocupadas com ele,trazendo presentes pra ele e uma porção de palpites para a mãe. Depois de alguns dias, poucas visitas e nenhuma ajuda.
Nos primeiros de vida do bebê a mãe encontra-se mergulhada em medos, angústias, preocupações, e ainda precisa lidar com os palpites.
A rede de apoio é essencial para que uma mãe recém-nascida enfrente o puerpério! A rede de apoio é essencial para dar suporte à essa mãe nas questões práticas dos cuidados com o bebê como segurá-lo enquanto a mãe toma um banho mas, principalmente, como suporte emocional, pessoas com quem essa mãe pode desabafar, pode chorar e pode compartilhar seus pensamentos.
Muitas vezes, essa mãe só precisa de alguém que fale mais do que "gugudada", que possa trocar algumas palavras sobre algum assunto aleatório ou falar sobre todas as novas descobertas que seu filho fez nas últimas horas!
Na situação em que vivemos de pandemia pelo novo Coronavírus, e a necessidade de isolamento social, como ficam as mamães? Mais sozinhas?
Você pode fazer algumas coisas para apoiar essa mãe e tornar esse momento mais leve e especial.
1
Perguntar a ela qual o melhor momento para fazer uma vídeochamada, e não esqueça de perguntar como ela está, além de saber notícias do bebê. Lembre que essa mulher acabou de parir um bebê, ela passou por uma transformação enorme e ainda está passando.
2
Mais do que nunca, deixe de lado os palpites! A não ser que essa mãe peça opinião ou dicas sobre o que fazer, não conte a história que foi assim com você e você não morreu!
3 Faça um gesto de cuidado: uma compra no mercado, leve um lanchinho ou uma comida gostosa e deixe na portaria, se ofereça para comprar algo que estejam precisando, ou qualquer outra coisa que demonstre que você se importa.
4
Que tal um encontro virtual entre amigas próximas? umas boas risadas podem ajudar (e muito) a descontrair esse momento.
5
Pergunte sobre o pai e ofereça apoio à ele também, ele também está com medo e também está passando por uma transformação enorme.
6 Mamãe, você pode participar de grupos terapêuticos de apoio online onde você vai encontrar com outras mamães que estão vivendo exatamente a mesma experiência que você, isso pode ajudar muito a trazer mais leveza a esse momento.
Agora, depois de todas essas dicas, está nas suas mães fazer a diferença na vida de uma mãe e, consequentemente, de um bebê, pois uma mamãe feliz terá um bebê feliz. Por outro lado, mamãe cansada, triste e desamparada, terá um bebê cansado, estressado e agitado.
Seja rede de apoio!




Comentários