Como manter sua saúde mental e controlar a ansiedade durante a pandemia?
- Jennifer Andrade

- 17 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

A primeira coisa que você precisa entender é que a sensação de ansiedade é uma reação normal e esperada diante de uma situação de ameaça!
Desde o final do ano de 2019 iniciaram os casos de COVID-19, a doença causada pelo novo Coronavírus lá na China e, em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde então declarou estado de pandemia.
Desde então, vimos surgir todos os dias uma quantidade imensa de notícias de todos os tipos, as verdadeiras e oficiais, e também as chamadas fakenews, e a necessidade de "Ficar em Casa".
Frente à esse novo cenário, nos vimos imersos em um mar de ansiedade que se repete todos os dias com a necessidade de permanecer em casa e a incerteza de quando tudo isso vai acabar!
Na maternidade já experimentamos vários medos: desde a gestação e parto, até o pós parto, a amamentação, a introdução alimentar, o retorno ao trabalho... ai surgiu o Coronavírus e, com ele, um novo medo (ou vários).
E como lidar com tantas informações que chegam a todo momento e com o isolamento social?
1
A primeira coisa a fazer é, exatamente, diminuir a exposição às informações. Pois é, ter informações é importante sim, informações de qualidade e de fontes confiáveis. Mas, procure estabelecer horários uma ou duas vezes ao dia para acessar as informações sobre a pandemia. Ter informações demais só gera mais ansiedade e abre as portas pra fakenews.
2
Abrir mão do controle pode te ajudar a entender que nem tudo pode ser previsto ou planejado, e que é importante confiar no processo.
Faça aquilo que está nas suas mãos, como ficar em casa, ter os cuidados de higiene, andar de máscara quando precisar sair...
3
Busque identificar os gatilhos para a sua ansiedade, sejam eles vindos de outras pessoas, um grupo no whatsapp, determinados comportamentos... Ao identificar, se posicione frente a eles para o seu bem! Diga o que está sentindo, saia do grupo que não lhe faz bem (depois que tudo isso passar você volta, ou não), remova aquilo que pode remover.
4
Cuide de você! Tente se alimentar bem e fazer coisas que gosta. Utilize esse tempo em casa para fortalecer os laços com quem está ao seu lado e mora com você. Se conecte com quem você ama e te faz bem, aproveite a tecnologia ao seu favor. Substitua o Isolamento/Distanciamento social por Distanciamento físico, pois você ainda pode se conectar com pessoas, mesmo a distância!
Não se cobre ser produtiva o tempo todo!
5
Procure ajuda profissional se perceber que não está dando conta sozinha! Você pode realizar atendimento psicológico da sua casa, através dos atendimentos online.
Esse é um momento delicado, como um "pós-parto prolongado", todos estamos em quarentena. A falta de liberdade assusta e a cobrança por produtividade e felicidade torna as coisas mais pesadas e difíceis. Acredite: "Vai passar!", e quando tudo isso passar, que você possa colher os frutos positivos disso tudo!




Comentários